
A Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), entidade de âmbito nacional, divulgou em suas redes sociais na sexta-feira (02), que o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou no dia 30 de novembro de 2022 a Lei 11.930, que autoriza o cultivo da espécie exótica Pangassius Hipophtalmus, conhecido por pangassius ou simplesmente panga, no estado.
O panga está cada vez mais presente no país, especialmente na região Nordeste e agora no Centro-Oeste. O Pangasianodon hypophthalmus, conhecido popularmente como panga ou tubarão de água doce, é um peixe de uma espécie nativa da Ásia, mais especificamente do Vietnã. Em três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, seu cultivo em cativeiro já é autorizado.
Agora com a aprovação do governador do estado, piscicultores do Mato Grosso poderão também criar o panda. Piscicultores defendem que a espécie, que teria sido introduzida no Brasil há cerca de dez anos, se adaptou perfeitamente ao clima do país, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. O peixe seria uma nova alternativa para aquelas pessoas acostumadas ao consumo da tilápia.
Fonte: comprerural.com
Postado em 08-12-2022 à44 18:09:44