
A campanha “Nós Queremos”, lançada na segunda-feira, 06 de outubro, é uma resposta ao aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos sobre produtos de exportação brasileiros. A mobilização é promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP) em parceria com a cadeia produtiva do pescado.
"A mobilização do setor é essencial, pois os bares e restaurantes são o último elo entre o pescado e o consumidor final. Eles são os que se comunicam com o consumidor final, levando esta importante mensagem. A união da cadeia produtiva, do mar à mesa, gera sinergias capazes de transformar a crise do tarifaço em oportunidade: fortalecer o consumo interno, valorizar nossos produtos e ampliar o hábito de comer pescado no Brasil”, comentou Roberto Imai, diretor da Divisão da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Departamento de Agronegócio (DEAGRO) da Fiesp.
Impacto econômico e mobilização do setor
De acordo com a Abrasel-SP, o setor atravessa um momento crítico. As novas tarifas impactam diretamente produtos estratégicos, como pescado, outras proteínas animais e insumos agrícolas, ameaçando a competitividade do Brasil no mercado internacional e colocando em risco milhares de empregos ao longo da cadeia produtiva.
Mais sobre a iniciativa
De caráter nacional, a campanha reúne lideranças estratégicas do setor alimentício brasileiro, com o propósito de transformar um cenário adverso em uma oportunidade de valorização da produção local e incentivo ao consumo interno. Entre seus principais objetivos estão:
- Estimular bares, restaurantes e estabelecimentos a incluírem pratos com pescado e outros itens impactados pelas tarifas;
- Criar ações promocionais para impulsionar o consumo desses produtos;
- Engajar supermercados, padarias e plataformas de delivery na campanha;
- Sensibilizar o consumidor final sobre a importância de suas escolhas para a economia do País.
A iniciativa conta ainda com o apoio de associações do setor de Pescado, redes de varejo, empresas e plataformas de comunicação.
Fonte: seafoodbrasil.com.br
Postado em 10-10-2025 à08 15:52:08