Brasil retoma estatística pesqueira com lançamento de boletim e painel digital

Na quinta-feira, 09 de outubro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou, em Sergipe, a Retomada da Estatística Pesqueira no Brasil, com o lançamento do Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024 e de um painel digital que sistematiza os dados do setor.

Sergipe, quarto maior produtor de camarão do país, é palco de projetos estratégicos do MPA em parceria com instituições como Embrapa, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), voltados à modernização e estruturação da aquicultura local. Durante o evento, também foi inaugurado o CEAQUA – Laboratório de Aquicultura do IFS, em Povoado, São Cristóvão.

O Boletim apresenta dados inéditos sobre produção pesqueira e aquícola, consolidando informações para órgãos governamentais, pesquisadores, produtores, pescadores e sociedade civil. Já o Painel Unificado reúne dados de 2023-2024, da reconstrução histórica da pesca marinha (1950-2022), do comércio exterior do pescado e da avaliação dos principais estoques pesqueiros comerciais.

Entre os números destacados estão cerca de 893 mil toneladas de pescado capturadas em ambientes continentais e mais de 889 mil toneladas em ambientes marinhos, além de 3,1 milhões de toneladas provenientes da aquicultura.

O MPA também apresentou os princípios e diretrizes que irão orientar o Plano Nacional do Monitoramento e Estatística Pesqueira, consolidando uma base sólida para o planejamento estratégico e o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no país.

Fonte: opresenterural.com.br/ Foto: Divulgação/Arquivo OPR



Postado em 10-10-2025 à49 15:47:49

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.