Brasil e China terão nova rota marítima comercial

Uma nova rota de comércio ligando o porto de Santana, no Amapá, ao porto de Zhuhai, na China, passa a operar a partir do sábado, 30 de agosto. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a novidade promete reduzir custos e tempo de transporte dos produtos brasileiros até o país asiático. “No sábado, chega o primeiro navio dessa rota Zhuhai–Santana. Agora o Arco Norte conta com mais essa alternativa de rota marítima”, anunciou Góes na quinta-feira, 28 de agosto.

A rota conecta o Porto Santana das Docas à chamada Grande Baía (Guangdong–Hong Kong–Macau), onde está localizado o porto de Gaolan, em Zhuhai – um terminal estratégico para fortalecer o comércio entre Brasil e China.

Segundo o ministro, os governos dos dois países identificaram o potencial da rota para o escoamento de bioprodutos da Amazônia e do Centro-Oeste brasileiro. “Comparado ao porto de Santos, o envio de produtos do Centro-Oeste pelo Arco Norte reduz o custo da soja para a Europa em US$ 14 por tonelada. Para a China, a economia é de US$ 7,8 por tonelada. E isso sem contar o tempo de viagem, que também diminui”, destacou Góes.

O ministro ressaltou que a rota vai beneficiar produtores da Amazônia e do Centro-Oeste, ajudando a otimizar a logística, aumentar a competitividade e ampliar os lucros.

Góes ainda destacou que a crescente cooperação entre Brasil e China potencializa a rota, especialmente para produtos da bioeconomia amazônica, região com grande potencial de crescimento econômico. “Vai demorar, mas a melhor estratégia para Amazônia é se industrializar. É agregava valor, beneficiar os produtos da Amazônia para agregar valor, gerar emprego e renda. Isso para o açaí, o cacau, o café, a castanha, a madeira, o pescado, a piscicultura e demais atividades, como os fármacos. Temos um potencial grande nos fármacos porque a Amazônia só faz fornecer matéria-prima”, argumentou.

Com um mercado de 1,4 bilhão de pessoas, a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Fonte: opresenterural.com.br



Postado em 29-08-2025 à52 13:17:52

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.