
O setor de bares e restaurantes registrou um crescimento de 1% nas vendas em maio, conforme o Índice Abrasel-Stone, relatório mensal desenvolvido pela Stone em parceria com a Abrasel. Contudo, em relação ao mesmo período de 2023, houve uma retração de 0,9%.
O índice, que em resumo acompanha o desempenho do setor de alimentação fora do lar em 24 Estados brasileiros, é baseado na base transacional da Stone. Sendo assim, o indicador oferece uma análise detalhada e atualizada das vendas, auxiliando os empreendedores na tomada de decisões estratégicas.
Entre os 24 Estados avaliados, oito apresentaram crescimento nas vendas em maio, com destaque para o Rio Grande do Sul (+12,5%), seguido por Mato Grosso e Rio Grande do Norte (+4,7%) e Alagoas (+4,1%). Já entre os Estados com retração, Roraima liderou as quedas (-7%), seguido pela Bahia (-5,6%) e Tocantins (-5,5%).
O Índice Abrasel-Stone está disponível no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone, oferecendo informações detalhadas sobre as vendas do setor e tendências de mercado.
Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o crescimento registrado em maio, em resumo, foi impulsionado por uma das datas mais movimentadas do setor. “O Dia das Mães contribuiu para reverter parte do desempenho negativo observado em abril. Estamos otimistas para junho, especialmente com a expectativa de aumento nas vendas durante a Semana dos Namorados”, comentou na ocasião.
Já na visão de Matheus Calvelli, cientista de dados da Stone, apontou sinais de estabilização no setor. “Embora o desempenho de maio ainda esteja abaixo do ano passado, a redução do desemprego e a geração de empregos formais têm impactado positivamente o consumo. Além disso, a inflação, embora elevada, mostra desaceleração, especialmente no segmento de serviços, beneficiando diretamente o setor”, explicou.
Fonte: seafood.com.br
Postado em 04-07-2025 à45 15:32:45