
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) representou o Brasil na reunião do Grupo de Trabalho sobre Medidas de Monitoramento Integrado (IMM) da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), realizada entre os dias 17 e 20 de junho, em Bruxelas, na Bélgica.
A delegação brasileira foi liderada pela secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), Carolina Doria, e contou com a participação do diretor do Departamento de Pesquisa e Estatística (DPEPA), Alex Lira, do coordenador da Assessoria Internacional (AI), André Bispo, e do capitão de fragata Alexandre Fonseca, do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil, que participou virtualmente.
A reunião do IMM é considerada uma instância estratégica no âmbito da ICCAT, por embasar futuras recomendações e resoluções voltadas ao monitoramento e controle das atividades pesqueiras.
As deliberações da reunião servirão de subsídio para a próxima reunião anual da ICCAT, especialmente no Grupo de Trabalho para o Aperfeiçoamento das Medidas de Conservação e Estatísticas (PWG), que ocorrerá em novembro, na cidade de Sevilha, Espanha.
O MPA mantém seu compromisso com a conservação e a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, promovendo o fortalecimento das políticas públicas para o setor e a construção de uma pesca de atuns e espécies afins cada vez mais sustentável, competitiva e reconhecida nacional e internacionalmente.
Fonte: gov.br
Postado em 27-06-2025 à45 09:40:45