Assembleia reforça compromisso da ABRAPES com pleitos do setor

A Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) deu prova mais uma vez do seu compromisso com o diálogo e o desenvolvimento de pautas estratégicas para impulsionar o setor durante Assembleia Geral Extraordinária que antecedeu a abertura oficial da Apas Show 2025, na segunda-feira, 12 de maio, em São Paulo. Associados de diferentes plantas industriais e regiões do país marcaram presença na agenda.

Sempre atenta ao que impacta o Pescado nacional, a entidade trouxe para o debate pautas como acesso a mercados, logística reversa, além de temas regulatórios. A importação de cação azul, hoje prejudicada em função de exigências impostas pelo Ibama, é uma das questões que preocupa o setor. Nesse sentido, a ABRAPES mantém proximidade com o Mapa, Ministério da Pesca, adidos de embaixadas e demais órgãos para obter êxito em pleitos demandados pelo segmento.

“Nós da ABRAPES estamos sempre em busca da melhor resposta e solução para o associado e setor. Tem essa questão em torno da importação de cação azul, que tem prejudicado o processo em grande escala. Vamos atuar junto a comissões para tratar desse e outros assuntos técnicos que sejam relevantes”, ressaltou o presidente Júlio César Antônio.

Os associados também foram informados quanto aos desdobramentos do Fórum Empresarial Brasil-Chile, evento realizado em abril, em Brasília, e teor da Carta de Belém, documento que traz a visão do setor no que se refere ao seu papel no desenvolvimento sustentável. A Carta de Belém é uma das ações do setor na COP30, a Cúpula do Clima das Nações Unidas, que acontece em Belém, no Pará, em novembro.

Mapa: processos mais modernos

Presente em mais uma Assembleia da ABRAPES, o Secretário-Adjunto de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga, destacou inovações recentes da pasta como o novo serviço na SDA Digital, plataforma voltada à modernização e digitalização dos processos de gestão, fiscalização e certificação agropecuária.

Denominada “SDA Estabelecimentos”, a nova funcionalidade traz mais agilidade e segurança para a certificação de produtos de origem animal, beneficiando milhares de empresas em todo o Brasil. “O crescimento do setor de Pescado pode vir daí. Da facilidade e agilidade na hora de registrar”, afirmou. Alvarenga abordou também sobre assuntos técnicos e credenciamento de laboratórios.

Logística Reversa

Logística reversa é outro tema que sempre ganhou espaço na agenda da ABRAPES. Só para se ter uma ideia, hoje, são produzidas 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano no Brasil.

Para atualizar quanto às normativas brasileiras sobre logística reversa e saber como o setor está contribuindo com a preservação do meio ambiente, a ABRAPES chamou Keli Freitas, da eureciclo. “É um tema que precisa do comprometimento também do privado. Por isso, importante discutir o que é esperado e como o setor de Pescado está trabalhando essa questão”, pontuou.

A ABRAPES é associada ao Instituto Giro, entidade gestora reconhecida pelo MMA, que oferece soluções aos associados para comprovação da logística reversa de embalagens.

ABRAPES na Apas

Após a assembleia, a equipe ABRAPES marcou presença na Apas Show 2025 para conferir novidades e prestigiar associados expositores.

Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES



Postado em 16-05-2025 à43 11:57:43

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.