
O desperdício de alimentos tem sido cada vez mais tema de discussão no mundo. Estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que, aproximadamente, um quarto dos alimentos produzidos a cada ano é desperdiçado. Desse total estima-se que 35% sejam pescados.
Mas é possível pensar em formas de evitar esse desperdício e reaproveitar os pescados. Uma publicação do Instituto de Pesca (IP) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgãos ligados ao Governo de São Paulo, traz receitas e dá algumas orientações sobre como fazer os frutos do mar renderem mais e serem ingredientes de preparos variados. Uma dessas dicas é o pirão de peixe (foto).
Segundo os responsáveis pela publicação, para se obter um filé de pescado sem pele, de 60% a 72% da matéria-prima tornam-se resíduos, a depender da espécie. " A melhor forma de aproveitar um peixe em sua totalidade vai além da retirada do filé; deve-se considerar também as porções cárneas existentes no espinhaço e cabeça, que apresentam importante valor nutricional", informa a publicação.
Fonte: globorural.globo.com
Postado em 03-11-2022 à34 19:52:34