
A Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) integrou comitiva que esteve na terça-feira (18) no Consulado Geral da República Argentina, em São Paulo, para reunião que tinha como foco definir ações concretas para aumentar os volumes de exportação de pescado argentino para o Brasil.
A audiência contou com a presença do Embaixador Daniel Scioli, da equipe da Embaixada e do Consulado, e dos principais atores da cadeia de valor do setor pesqueiro na Argentina e no Brasil, formado por exportadores argentinos e importadores brasileiros, além de autoridades argentinas do setor da pesca.
Em decorrência dos problemas gerados pelos atuais procedimentos de verificação oficial do controle de parasitas em filé de merluza congelado importado da Argentina, foi elaborado um documento conjunto com os pontos principais para agilizar e resolver gargalos das importações de merluza argentina. Assinaram o documento Júlio César Antônio, presidente da ABRAPES; Roberto Gutierréz, vice-presidente da ABIPESCA; Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil; e Julián Suárez, diretor nacional de Coordenação e Fiscalização Pesqueira da Subsecretaria de Pesca e Aquicultura da Argentina.
No mesmo dia, pela tarde, as autoridades argentinas se reuniram, por videoconferência, com técnicos do Ministério da Agricultura (Mapa) e solicitaram a alteração do atual procedimento de fiscalização, com base no documento acima. A Argentina encaminhará oficialmente esta solicitação ao Mapa.
“O filé de merluza argentino é um produto consagrado no mercado brasileiro e o objetivo é solucionar a insegurança jurídica que existe tanto do lado exportador como importador”, destacou o presidente da ABRAPES, Júlio César Antônio, ao assinar documento em ato na Seafood Show Latin America, a principal feira de comercialização de pescado da América Latina.
Já Scioli considerou um dia de enorme relevância para promover o crescimento das exportações da pesca argentina. A Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional (AAICI), juntamente com o Conselho Federal de Pesca, participou pela primeira vez da Seafood Show Latin America com um pavilhão, sob o distintivo "MAR ARGENTINO, Salvaje y Austral".
Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES
Postado em 20-10-2022 à17 21:19:17