
Garantir a segurança dos alimentos é uma das missões das boas práticas de fabricação, estabelecidas para os estabelecimentos que buscam os selos de inspeção oficial.
Em resumo, o Serviço de Inspeção Estadual apresenta diferenciais para as indústrias de produtos de origem animal, direcionados a empresas que realizam a manipulação e industrialização de produtos e sua distribuição no Estado. Neste ponto, há também a possibilidade de solicitação de equivalência ao SISBI, permitindo a distribuição em âmbito nacional.
A obtenção do registro é viabilizada quando os estabelecimentos possuem instalações e equipamentos compatíveis com sua capacidade de produção, como:
Estrutura e edificação; Equipamentos, móveis e utensílios; Abastecimento de água e energia elétrica; Matérias-primas e produtos expostos à venda; Fluxo de produção; Entre outros.
O atendimento adequado aos requisitos e a aprovação do estabelecimento demonstram que este possui condições de produzir, transformar ou industrializar alimentos em conformidade com os requisitos higiênico-sanitários. Sendo assim, o selo (ou chancela) do serviço de inspeção atesta que o estabelecimento está autorizado a distribuir produtos em todos os municípios do Estado.
A comercialização do pescado em grupos varejistas, restaurantes e peixarias é permitida mediante comprovação de que sua origem é uma indústria habilitada pelo órgão regulador de cada estado vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, fomentando o crescimento da cadeia pesqueira e da economia local.
Dúvidas sobre selos de inspeção, qualidade de pescado, boas práticas de fabricação? Entre em contato pelo telefone/ whatsApp +55 11 95206-3277.
Fonte: seafoodbrasil.com.br
Postado em 10-01-2025 à34 12:44:34