246 auditores fiscais entregam cargos por falta de negociação, diz sindicato

Ao menos 246 auditores fiscais agropecuários entregaram seus cargos de confiança no Ministério da Agricultura, segundo a Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários). São 48% dos profissionais que ocupam cargos mais altos, informou a categoria.

A entrega de quase metade dos cargos ocorreu em menos de 1 semana – de 27 de março a 1º de abril. Decisão ocorre em manifestação à falta de reajuste e mudanças no plano de carreira. A categoria está em mobilização desde janeiro.

A Anffa havia adiantado na última semana a possibilidade de os profissionais entregarem os cargos. A movimentação aconteceu depois que o governo publicou uma portaria diminuindo o prazo para que certificados internacionais de exportação de origem animal fossem emitidos. Passaram de 5 dias para 2.

O sindicato explicou que o apressar a emissão dos certificados pode causar um “colapso” no sistema de análise. A Anffa Sindical quer entrar na Justiça contra os novos prazos estipulados.

A reportagem entrou em contato com o Mapa, mas não recebeu retorno. O espaço segue aberto.

O que pede a categoria

Os auditores fiscais federais agropecuários pressionam o governo federal para que apresente uma proposta de reestruturação da carreira. Eles pedem que a discrepância entre as condições de trabalho dos auditores da Receita Federal e do Trabalho, na comparação com os agropecuários, deixe de existir.

No período, os auditores deixaram de cumprir horas-extras não remuneradas. Ou seja, atuam estritamente dentro de suas jornadas oficiais de trabalho. Segundo a Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), os auditores continuam respeitando os prazos previstos para entrega de documentação.

Fonte: poder360.com.br



Postado em 05-04-2024 à15 08:12:15

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.