Nações olham para a cooperação na aquicultura

Os especialistas veem um enorme potencial de cooperação entre a China e as nações do Sudeste Asiático na promoção da pecuária marinha, o que é uma solução viável para combater a sobrepesca na região.

As observações foram apresentadas durante o Diálogo Juvenil da Parceria Econômica Regional Abrangente de 2024 (RCEP, na sigla em inglês) sobre Cooperação Regional na Economia Marinha, que foi realizado no dia 30 de março, em Haikou, na província de Hainan.

Hu Bo, diretor do Centro de Estratégia Marinha da Universidade de Pequim, destacou as ricas experiências da China em aquicultura e pecuária marinha. Esta última é uma forma de aquicultura que envolve o cultivo de recursos marinhos, como peixes para alimentação e outros produtos, em mar aberto ou numa seção fechada do oceano.

Atualmente, 80% da colheita de peixe da China provém da aquicultura. “A proporção de peixes selvagens na pesca total do país mostrou uma tendência decrescente”, afirmou Hu.

Em 2022, a produção de captura marinha no país asiático foi inferior a 10 milhões de toneladas métricas, sendo apenas 2 milhões de toneladas provenientes do Mar do Sul da China, disse ele. “Em grande medida, a China já não depende dos recursos pesqueiros do Mar do Sul da China”, acrescentou Hu.

Graças aos esforços proativos da China para promover a pecuária marinha, este novo modo contribui agora com cerca de 5% da produção total da aquicultura, observou

Segundo Hu, a China fez progressos na aquicultura à medida que os recursos pesqueiros se esgotavam a um ritmo alarmante no Mar do Sul da China.

Cobrindo apenas cerca de 1% da área oceânica mundial, o Mar da China Meridional, incluindo o Golfo da Tailândia, contribui para 10% da captura global, disse ele. “Essa pesca excessiva é, sem dúvida, insustentável”, alertou.

Para piorar a situação, continua a existir uma procura crescente de produtos da pesca à medida que as economias do Sudeste Asiático se expandem rapidamente. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas dependem dos recursos proteicos do Mar da China Meridional, disse ele.

Hu disse que as experiências da China na promoção da aquicultura marinha e da pecuária podem ser uma solução instrutiva para o Sudeste Asiático encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e proteção.

A China pode oferecer apoio em termos de financiamento, tecnologia e equipamento para promover uma cooperação profunda neste sentido, acrescentou.

Ben Lee, secretário-geral da Câmara de Comércio da Malásia em Shenzhen, província de Guangdong, também espera ver a China e os países do Sudeste Asiático unirem-se para promover a pecuária marinha.

Os métodos de pecuária marinha da China também utilizam todo o espaço disponível, desde a superfície do oceano até o fundo do mar, disse Lee. Ele disse acreditar que o uso de todas essas técnicas é necessário na região do Sudeste Asiático e espera que a China possa levar suas tecnologias a essas nações.

Li Nan, engenheiro sênior e pesquisador-chefe da Seção de Economia Oceânica do Instituto de Economia Energética CNOOC, disse que a China e alguns países do RCEP também podem cooperar para explorar o desenvolvimento da pecuária marinha e da energia eólica marinha de maneira integrada.

A China já tem boas práticas, disse ele. Com ricos recursos eólicos e pesqueiros, estes países também possuem condições geográficas adequadas para esse desenvolvimento integrado. “A introdução da energia eólica marítima pode fornecer mais energia limpa e reduzir as emissões de carbono geradas pelo setor da aquicultura”.

Fonte: portuguese.people.com.cn/ Foto: Zheng Chengle/China Daily



Postado em 05-04-2024 à14 08:07:14

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.