Na Quaresma, venda de pescados sobe pelo menos 30%

O fim do Carnaval marca também o início da Quaresma para os católicos. Um período de preparação para a Páscoa, que neste ano cai no dia 31 de março. Nos tempos atuais tem duração de 44 dias, e é marcado pela devoção dos fiéis.

Mas também é um período importante para o comércio, em especial o de pescados. Tradicionalmente, na Quaresma se incentiva o consumo de outro tipo de proteína que não seja carne e frango, nas quartas e sextas-feiras até a Páscoa, o que ajuda nas vendas de pescados. Normalmente, na quaresma a venda de pescados sobe pelo menos 30%.

Essa época do ano também estimula as feiras de pescados, que se intensificam quanto mais se aproxima da Semana Santa.

Tradicionalmente também, mercados reforçam seus estoques de pescados e frutos do mar para atender à demanda.

Desde 2004, o consumo per capita de pescados no Brasil subiu de 6,5 kg para 10 kg por habitante por ano, um aumento de 65% até 2023.

O pico do consumo ocorre durante a Semana Santa. Depois há queda até agosto ou setembro, quando o consumo de peixe é retomado.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), o Produto Interno Bruto (PIB) da aquicultura e da pesca alcança R$ 25 bilhões, também até o ano passado, com tendência de alta ano a ano.

Fonte: bemparana.com.br



Postado em 16-02-2024 à46 08:16:46

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.