IFC Amazônia inaugura fórum latino-americano sobre oportunidades e desafios para peixes amazônicos

Em dezembro, Belém do Pará será palco de um debate estratégico para a região amazônica, que abriga a maior floresta tropical e a maior reserva de água doce do mundo. A produção de pescado como alternativa econômica sustentável para a floresta e para seus habitantes é o foco do International Fish Congress & Fish Expo Amazônia, que vai reunir os estados e países da bacia amazônica para tratar de sustentabilidade no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia de 03 a 05 de dezembro.

De acordo com o presidente do IFC Amazônia, o ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin, o inédito evento proposto para três dias abrangerá um congresso internacional envolvendo todos os países da região amazônica e uma feira de tecnologias e negócios. “Nós queremos pensar grande e em longo prazo, desenvolver efetivamente essa alternativa de produção de alimento, de matéria-prima de uma proteína saudável, preservando a floresta e dando sustentabilidade para essa região”, adiantou.

O propósito do IFC Amazônia é discutir a produção aquícola e pesqueira como alternativa econômica sustentável para a região, com potencial de gerar muitas oportunidades de trabalho, emprego e renda e preservar a floresta, patrimônio do Brasil e do mundo.

Eliana Panty, CEO do IFC Amazônia, dispara: “Melhorar a gestão da pesca e da aquicultura é fundamental para garantir que as gerações futuras continuem a se beneficiar dos recursos hídricos e do ecossistema como um todo. Precisamos de eventos como este, no qual conversamos sobre o futuro e como podemos agir. Queremos levar a mensagem da transformação azul e esse é um compromisso ambicioso que depende de todos nós”, enfatizou.

Gregolin ressaltou ainda que o IFC Amazônia será um grande evento internacional na área de pescado, que terá o desenvolvimento da cadeia produtiva de pesca e aquicultura na Amazônia como ponto central. “A ideia é desenvolver essa atividade na Amazônia, que tem a maior reserva de água doce do mundo”, reiterou Altemir Gregolin.

A preservação da floresta e dos rios que permeiam a região que é vital para o mundo será o eixo do Congresso IFC e a Feira Fish Expo de tecnologias que podem apontar caminhos para consolidar a produção de pescado como alternativa econômica viável e estratégica para o desenvolvimento e a sustentabilidade do bioma amazônico.

“Na Bacia Amazônica existem mais de 90 espécies de peixes importantes na dieta dos ribeirinhos, e quase 80% ainda não foram ou têm a sua biologia desconhecida, ou seja, há muito por fazer em relação a biodiversidade desta região. O IFC Amazônia será um fórum comum para aprendizado e difusão de conhecimento e negócios”, destaca Eliana Panty, CEO da Fish Expo Amazônia.

Com apoio do Governo do Pará e das principais entidades do setor, o evento terá a participação de representantes da cadeia do pescado e especialistas nacionais e internacionais e promete ser o maior evento do setor sobre peixes amazônicos e sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará, Giovanni Queiroz, o Estado é um dos grandes expoentes do setor pesqueiro e aquícola e tem tudo para atrair para o evento expositores da América Latina e de multinacionais. “Os organizadores do IFC Amazônia têm uma experiência extraordinária em eventos internacionais que já promovem no Paraná e em Santa Catarina. Para a região da Amazônia, um encontro como este é uma oportunidade de discutir e trazer convidados para conversar e conhecer o potencial extraordinário que nós temos no Pará”, disse Queiroz.

O IFC Amazônia tem como público-alvo empresários, pescadores, aquicultores, fornecedores de tecnologias e insumos, prestadores de serviços, armadores de pesca, profissionais, estudantes, agentes do terceiro setor, agentes do mercado, gestores públicos e academia.

O território paraense tem o maior volume de água doce do mundo, além de importante litoral marítimo. Um evento da magnitude do IFC, destaca Giovanni Queiroz, levará ao Pará empresas, cientistas e pesquisadores do mundo inteiro para discutir, com o segmento local, assuntos de interesse do Pará.

O evento pioneiro tem o apoio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e entidades, como o Sistema Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), Senar e universidades.

Fonte: o presenterural.com.br



Postado em 06-10-2023 à39 10:52:39

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.