Nota da ABRAPES sobre a Qualidade do Pescado no Brasil

A Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) é uma entidade que congrega vários segmentos da cadeia da pesca e possui, no seu corpo de associados, indústrias, empresas importadoras, exportadores, tradings e varejistas.

Cumpre-nos mencionar que acreditamos e lutamos pela oferta de um pescado de excelente qualidade e com preço acessível ao consumidor como forma de fomentar a nossa cadeia por meio do aumento do consumo.

Somos favoráveis às ações praticadas por órgãos públicos regulatórios, tais como, o Ministério da Agricultura (MAPA), INMETRO e ANVISA, desde que essas ações sejam realizadas sob os preceitos da Lei.

Acreditamos em uma impressa livre e que aja de forma imparcial com o objetivo de melhor informar a população.

As recentes reportagens, como a veiculada no Fantástico, em nossa opinião, apenas tiveram o intuito de denegrir a imagem do Pescado, trazendo informações contraditórias e imprecisas, além de generalizar todo o comércio de pescado realizado no Brasil, taxando as empresas que atuam neste segmento como “fraudulentas”, o que não condiz com a realidade do setor.

O Pescado, diferentemente do que ocorre no Brasil, é uma das proteínas mais consumidas e comercializadas no mundo, à frente inclusive da carne bovina e de frango, possuindo alto valor proteico e reconhecidos benefícios à saúde. O seu consumo é recomendado massivamente pela comunidade médica e por nutricionistas, sendo que tais fatos em momento algum foram mencionados na referida reportagem.

Empresas que não ofertam um produto de qualidade, dentro dos padrões legais e com ética junto ao mercado, devem ser punidas e até, se for o caso, proibidas de exercer a sua atividade, sejam elas de qual setor for.

Temos a convicção de que empresas que fraudam os consumidores existem em todos os ramos de atividade, seja na carne bovina, aves, suína ou pescado, contudo as mesmas são exceções, jamais a regra.

À luz do exposto, a ABRAPES continuará trabalhando para o aumento do consumo de pescado, além do fomento as empresas brasileiras deste setor, em busca da oferta ao consumidor de um produto saudável, de excelência e a preço acessível.



Postado em 18-04-2019 às 16:31:09

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.