
O Governo do Estado do Rio de Janeiro comemora o aumento da exportação de pescados produzidos no Estado. Com os incentivos dados ao setor, o faturamento dos produtores fluminenses dobrou de um ano para outro: em 2021 foram exportados 160.238 mil quilos de peixes, com valor de cerca de US$ 1,20 milhão. Já em 2022, foram 169.726 quilos, gerando faturamento em torno de US$ 2.24 milhões.
Para manter o mercado aquecido em 2023, o Governo do Rio já planeja novos programas e ações para capacitar e melhorar a estrutura da piscicultura do estado. Além de celebrar o sucesso do setor pesqueiro como atividade econômica, geradora de emprego e renda, o Estado, por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, a Fiperj, também está de olho no produto comercializado nos municípios fluminenses.
Técnicos do órgão costumam acompanhar a produção e levam dicas para os principais mercados de peixes, para que o consumidor saiba identificar os produtos mais frescos e adequados, garantindo a saúde das famílias fluminenses.
“Com o feriado da Semana Santa se aproximando, muitos cidadãos começam a planejar a ceia que vai reunir suas famílias durante as celebrações religiosas. Nesse momento, que é tão importante em cada lar, é dever do Estado estar atento para que tudo esteja dentro dos padrões de qualidade e protocolos sanitários. Sem contar que este é um setor que emprega, gera renda e movimenta as comunidades pesqueiras“, avalia o governador Cláudio Castro.
Fonte: conexaosafra.com
Postado em 06-04-2023 à08 21:19:08