
O Brasil se uniu a outros 40 países em um compromisso para aperfeiçoar mecanismos de monitoramento, pesquisa e combate à pesca ilegal em seu mar territorial e bacias hidrográficas. A informação é do Ministério da Pesca e Aquicultura, que participou, no dia 24 de março, da Blue Justice Conference, em Copenhague, na Dinamarca.
A delegação brasileira foi chefiada pelo secretário-executivo da Pasta, Carlos Mello, que representou o ministro André de Paula. Na visão do governo brasileiro, o combate à pesca ilegal é importante para evitar distorções de mercado e assegurar a sustentabilidade da cadeia produtiva.
A iniciativa Blue Justice (Justiça Azul, em tradução livre) é uma parceria global liderada pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Noruega. O objetivo é promover cooperação internacional em boas práticas ligadas à pesca no mundo.
Entre as ações previstas, estão combater em nível internacional a pesca ilegal e outras ações ilícitas relacionadas à atividade, como pesca excessiva e a exploração de trabalhadores. A iniciativa conta com plataformas digitais para compartilhamento de informações entre as autoridades pesqueiras globais.
Fonte:globorural.globo.com
Postado em 30-03-2023 à00 21:03:00