
O setor de Aquicultura e Pesca é a grande promessa para incorporar ainda mais o PIB Agropecuário, que representou, em 2021, 27,4% do Produto Interno Bruto brasileiro. Com a mudança de governo, em janeiro, a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) e demais entidades que representam os principais segmentos envolvidos na atividade, têm se manifestado de forma uníssona sobre a importância do setor para o Brasil.
Uma carta elaborada pelo Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca (FNAP), com posicionamento resumido sobre aspectos relevantes e inerentes à Pasta e autoridades competentes pela atividade pesqueira e aquícola no Brasil, será entregue para a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
O documento dá ênfase também para o potencial e a contribuição inegável do setor para o país. São pelo menos cinco milhões de famílias envolvidas na produção; 16 mil trabalhadores diretos e indiretos e R$ 25 bilhões de PIB gerado pela aquicultura e pesca; 1,7 milhão de toneladas produzidas por ano e U$$ 400 milhões em exportações, com um crescimento anual de 10%.
Na mesma carta, as entidades manifestaram ainda o desejo de ter o ex-ministro da Pesca e atual coordenador do Grupo de Transição de governo para Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, como gestor da Pasta responsável pela atividade pesqueira e aquícola no Brasil pelo seu conhecimento sobre o setor e capacidade de diálogo.
No início desde mês, a diretora executiva da ABRAPES, Thamires Quinhões, esteve reunida com Altemir Gregolin para atualizar informações sobre o processo de transição da área do setor pesqueiro e campanhas como a Semana do Pescado 2023. Thamires faz parte da coordenação nacional da campanha, iniciativa que envolve todas as regiões do Brasil. No encontro, a diretora executiva reforçou ainda a importância do setor de Pescado seguir buscando novos mercados no exterior sem que isso interfira na importação. O consultor de comunicação da ABRAPES, Marcelo Lara, acompanhou a agenda em Brasília.
Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES
Postado em 15-12-2022 à21 16:39:21