Governo do Mato Grosso libera cultivo da espécie Panga

A Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), entidade de âmbito nacional, divulgou em suas redes sociais na sexta-feira (02), que o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou no dia 30 de novembro de 2022 a Lei 11.930, que autoriza o cultivo da espécie exótica Pangassius Hipophtalmus, conhecido por pangassius ou simplesmente panga, no estado.

O panga está cada vez mais presente no país, especialmente na região Nordeste e agora no Centro-Oeste. O Pangasianodon hypophthalmus, conhecido popularmente como panga ou tubarão de água doce, é um peixe de uma espécie nativa da Ásia, mais especificamente do Vietnã. Em três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, seu cultivo em cativeiro já é autorizado.

Agora com a aprovação do governador do estado, piscicultores do Mato Grosso poderão também criar o panda. Piscicultores defendem que a espécie, que teria sido introduzida no Brasil há cerca de dez anos, se adaptou perfeitamente ao clima do país, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. O peixe seria uma nova alternativa para aquelas pessoas acostumadas ao consumo da tilápia.

Fonte: comprerural.com




Postado em 08-12-2022 à44 18:09:44

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.