Embrapa Pesca e Aquicultura representará Unidades da Região Norte na COP-27

A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Danielle De Bem Luiz, vai representar todas as Unidades da empresa da Região Norte do Brasil na Conferência das Nações Unidas, COP-27. Ela foi convidada pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e chegou à cidade de Sharm El-Sheikh na última quarta-feira (09). Ela é uma das palestrantes do painel “Fundamentos para uma economia verde e agricultura de baixo carbono”, desta sexta-feira (11).

O Consórcio estará reunido no Hub da Amazônia Legal, situado na Blue Zone, um dos espaços oficiais do Brasil. No local haverá reuniões bilaterais, painéis temáticos, apresentações de programas e projetos dos estados amazônicos, do Consórcio e das organizações e instituições parceiras.

Danielle De Bem acredita que a Embrapa pode ser uma grande aliada do Brasil e do mundo para produção de alimentos e fibras, por meio do desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias de alta produtividade, com utilização racional dos recursos disponíveis.

“Esse desafio faz parte da missão das Unidades de pesquisa da Embrapa localizadas na Amazônia Legal, e estou representando esses centros na COP-27. Espero identificar parcerias e ressaltar as iniciativas relevantes das nossas equipes para a sustentabilidade de sistemas produtivos amazônicos”, afirma.

A Embrapa Pesca e Aquicultura executa diversos trabalhos ligados à Região Amazônica. São ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhadas ao Plano ABC, que demonstram que é possível desenvolver e preservar, por meio da redução da emissão de gases e da pegada de carbono. São variados projetos, tais como ações ligadas à Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF); plantio direto; sistemas agroflorestais; recuperação de pastagens degradas; aquicultura multitrófica; pesca sustentável; entre outras. Danielle destaca: “Essas ações no bioma Amazônia primam pela sua preservação e recuperação da sua riqueza, impulsionando a bioeconomia”.

Em julho do ano passado, a Embrapa e o Consórcio da Amazônia Legal assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de estabelecer condições de cooperação, visando à priorização de ações e elaboração de propostas de projetos e iniciativas conjuntas. Sempre com o foco nos temas da bioeconomia e sistemas integrados, planejamento do uso da terra e ordenamento territorial e outros tópicos relacionados ao desenvolvimento sustentável, inovação na agropecuária da região amazônica brasileira.

Fonte: noticiasagricolas.com.br



Postado em 17-11-2022 à37 22:03:37

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.