A visão de Larry Summers sobre a escalada do dólar no mundo

O ex-secretário do Tesouro Lawrence Summers disse que o dólar tem mais espaço para se valorizar em relação a outras moedas globais, dada uma série de fundamentos, e expressou ceticismo sobre a eficácia de qualquer intervenção japonesa para virar a maré para o iene.

“É notável que as pessoas estivessem dizendo não muito tempo atrás que a importância do dólar havia passado, dada sua força atual”, disse Summers ao programa “Wall Street Week” da Bloomberg Television. “Meu palpite é que há espaço para isso continuar.”

Summers destacou que os EUA têm uma “enorme vantagem” em não depender de “energia estrangeira extremamente cara”. Washington também montou uma resposta macroeconômica mais forte à pandemia, e o Federal Reserve agora está se movendo mais rapidamente para apertar a política monetária do que seus pares, observou ele.

“Todos esses vários fatores estão nos tornando um porto seguro, uma Meca para o capital – e isso está fazendo com que os recursos fluam para o dólar”, disse Summers, professor da Universidade de Harvard e colaborador pago da Bloomberg Television.

O Índice de Dólar Spot da Bloomberg (Bloomberg Dollar Spot Index) subiu cerca de 11% desde o início do ano e atingiu um recorde nesta semana. Na terça-feira, o dólar atingiu o maior valor desde 2002 em relação ao euro, valendo 0,9864, enquanto na quarta-feira atingiu o maior valor desde 1998 em relação à moeda japonesa, em 144,99 ienes.

O euro permanece acima de suas mínimas de mais de duas décadas atrás, quando caiu abaixo de 83 centavos de dólar.

“De certa forma, os fundamentos relativos dos Estados Unidos em comparação com a Europa são ainda mais fortes agora do que eram então”, disse Summers.

A moeda do Japão se desvalorizou ainda mais rapidamente do que o euro, deixando-a mais de 19% em relação ao dólar até agora este ano. Isso gerou alertas crescentes de autoridades japonesas, com o governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, realizando uma reunião com o primeiro-ministro Fumio Kishida na sexta-feira como o mais recente sinal de preocupação.

Autoridades japonesas não descartaram nenhuma opção, em meio a discussões entre participantes do mercado sobre as chances de intervenção para comprar ienes e vender dólares. O Japão não faz isso desde 1998, quando se uniu aos EUA - em uma época em que Summers servia como vice-secretário do Tesouro - para ajudar a impedir uma queda do iene.

“Eu tendo a ser cético de que a intervenção possa ter impactos sustentados”, disse Summers. “Os mercados de capitais são tão grandes, mesmo em relação aos recursos que as autoridades têm, que eu ficaria surpreso no mundo de hoje que as intervenções pudessem ter impactos grandes e sustentados na manutenção do valor do iene.”

Por sua vez, o Tesouro dos EUA na quarta-feira manteve sua relutância em apoiar qualquer intervenção potencial nos mercados de câmbio para interromper a depreciação do iene.

Summers destacou que a questão mais fundamental para o iene são as configurações das taxas de juros do Japão – tanto de curto quanto de longo prazo. O Banco do Japão, autoridade monetária do país, manteve sua taxa de juros de referência de curto prazo em patamar negativo, juntamente com um teto de 0,25% nos rendimentos de 10 anos.

Aumentar essas taxas “não é uma proposta simples, dada a magnitude das dívidas no Japão”, disse Summers.

Fonte: bloomberglinea.com.br




Postado em 14-09-2022 à58 21:09:58

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.