Setor de alimentação fora do lar retoma margem e mira segundo semestre com contratações

Com o movimento voltando após o fim das restrições e boas notícias no campo econômico no país, os bares e restaurantes aos poucos vão recuperando as margens e conseguindo respirar. É o que aponta nova pesquisa da Abrasel em todo o território nacional, que ouviu 1670 empresários entre os dias 24 e 31 de agosto.

Quase metade (45%) disse já ter fechado o mês de julho com lucro, número bem acima do apurado na pesquisa anterior, que mediu os resultados de junho: 37%. O número de estabelecimentos trabalhando com prejuízo também caiu, de 26% para 19% (menor patamar desde o começo da pandemia).

“Estamos retomando as margens aos poucos, graças a alguns fatores positivos, como a queda dos índices de inflação e a injeção de dinheiro na economia através de programas sociais. A volta do movimento, com o fim das restrições, aponta para um segundo semestre bom para a maioria", diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

"Devemos ter a confirmação da nossa previsão de gerar mais 100 mil novas vagas até o fim do ano. Mas não podemos descuidar daqueles que ainda não conseguiram colocar o negócio nos trilhos”, prevê.
O otimismo no setor se reflete na intenção de contratar: 38% dizem que irão admitir novos colaboradores até o fim do ano, contra 36% do mês anterior. Outros 54% esperam manter o quadro atual de funcionários, e apenas 7% dizem que podem demitir. No horizonte, a chegada do verão e a Copa do Mundo também contribuem para as projeções de melhora.

“Outro movimento interessante é a renegociação que muitos estão fazendo das dívidas com o Simples Nacional, por meio dos programas de reescalonamento. A pesquisa mostra que a inadimplência caiu para 36%, contra os 42% de junho", ressalta Solmucci.

"E quase metade dos bares e restaurantes que estão no Simples dizem já ter aderido ao Relp, o principal programa. Se conseguirmos também permitir a possibilidade de inclusão ao Perse de um número maior de estabelecimentos, será possível melhorar ainda mais este quadro”, completa.

Na questão do crédito também houve pequena melhora na pesquisa. Embora o número de empresas com empréstimos bancários tenha ficado estável, caiu o número das que se encontram inadimplentes com empréstimos regulares (de 27% para 23%). A inadimplência em relação ao Pronampe se manteve no mesmo patamar, em 15%.

Fonte: Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes



Postado em 14-09-2022 à52 18:43:52

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.