Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil almeja estabelecer e fortalecer cooperações e parcerias com China

“Temos amplo interesse em estabelecer e fortalecer cooperações e parcerias em pesca e aquicultura com a China”, afirmou André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, em entrevista exclusiva para a Xinhua.

Ainda conforme o ministro, a China é maior produtora de peixes do mundo e grande desenvolvedora de tecnologias para atividade, além de ser um modelo na aquicultura familiar de pequena escala, aproveitamento de áreas, reprodução de peixes, crustáceos e moluscos, além do cultivo de algas. “No Brasil, com 8,5 mil km de costa, a aquicultura marinha ainda é incipiente e esse tipo de cooperação pode ajudar a desenvolver essa atividade”, complementou.

Ainda foi informado que o ministério vai abrir novas oportunidades de exportações do pescado brasileiro para a China. “Dados do ComexStat de 2022 indicam que a representatividade do mercado da China para o total do pescado exportado do Brasil (US$ 400 milhões), em relação aos demais países, é da ordem de 10% (CHN) + 6% (HKG), com a contribuição dos produtos com valores acima de US$ 10 milhões como peixes congelados, lagostas congeladas, peixes frescos ou refrigerados, pargos congelados, preparações e conservas de atuns, peixes secos, salgados ou defumados, tilápias congeladas e farinhas de carne, extratos e miudezas”, explicou.

O Brasil ocupa a posição de quarto produtor mundial de peixes e crustáceos, centrada sobretudo na exploração da tilápia. No entanto, segundo o ministro, há enorme potencial de crescimento, particularmente, para as práticas aquícolas de produção e de captura de pescado em alto-mar, para a qual a cooperação chinesa seria de grande relevância especialmente para projetos de melhorias das frotas do Brasil.

“Oportunamente, as relações internacionais em prol da aquicultura e da pesca, em especial com a China, poderão contribuir para a consolidação de cadeias de produção aquícolas e pesqueiras reconhecidamente mais sustentáveis, que poderão gerar credibilidade e competitividade para ambos os países no mercado global de alimentos”, enfatizou.

Fonte:china.org.br



Postado em 23-03-2023 à11 20:06:11

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.