Codevasf e Embrapa desenvolvem projeto para integrar sistemas de piscicultura e agricultura irrigada em Tocantins

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Embrapa Pesca e Aquicultura firmaram uma parceria para desenvolver sistemas de integração da piscicultura em tanques elevados com atividades agrícolas irrigadas no Tocantins. O projeto será realizado no Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas da Embrapa, em Palmas (TO).

Será avaliado o cultivo de tilápias no sistema de piscicultura integrado a sistemas de produção de grãos, mandioca e pastagens sob irrigação. O objetivo é, no médio prazo, oferecer mais uma opção sustentável de produção agropecuária, capaz de estimular a adoção de tecnologia por produtores em diferentes escalas.

“A integração entre os sistemas permite aumento da renda no campo, intensificação no uso dos recursos e diminuição dos riscos de produção”, explica o engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia Leonardo Moreno, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Segundo ele, cultivos de peixes em tanques elevados – ou seja, que ficam acima da superfície do solo e não são escavados –, quando intensificados, dependem de uma rápida renovação de água para que resíduos da alimentação e dejetos de peixes sejam removidos dos reservatórios. A agricultura irrigada, por sua vez, é uma atividade intensiva, que demanda alta quantidade de água e de nutrientes.

“A integração entre a piscicultura e a agricultura irrigada é uma excelente maneira para dar um destino nobre à água descartada pela piscicultura que, pela quantidade de nutrientes dissolvidos, pode promover o desenvolvimento das culturas irrigadas e reduzir a necessidade de uso de fertilizantes, ao mesmo tempo em que permite a renovação de água necessária à piscicultura”, completa o pesquisador.

Com investimentos de R$ 2 milhões, esse projeto tem, inicialmente, um prazo de dois anos. “Essa parceria entre Codevasf e Embrapa vai contribuir para a modernização das cadeias produtivas, promovendo avanços científicos e tecnológicos, sanitários e ambientais que agregam valor a produtos nacionais, além de desenvolver conhecimentos, tecnologias e processos que contribuem para superação de desequilíbrios regionais e uso eficiente de recursos naturais”, conclui o superintendente regional da Codevasf no Tocantins, Homero Silva Barreto.

Fonte: codevasf.gov.br


Postado em 03-02-2023 à46 07:19:46

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.