Avicultura e aquicultura mineiras se unem em 2023

Os aquicultores de Minas Gerais se uniram aos avicultores do Estado para colocar em prática uma das ações de seu novo Planejamento Estratégico, que é a participação em grandes eventos em Minas e no País. Após a revitalização da Associação dos Aquicultores e Empresas Especializadas de Minas Gerais (Peixe MG), no ano passado, o setor estará presente como apoiador no Avicultor 2023, encontro que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Pela primeira vez, reunirá as três proteínas que mais têm crescido no País nos últimos anos: frangos, ovos e peixes.

A parceria entre a Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig) – realizadores do Avicultor 2023 – e a Peixe MG promete dar ainda mais visibilidade à piscicultura mineira. “O apoio da Peixe MG engrandecerá o Avicultor 2023 ainda mais. Assim como o setor avícola, que tem se destacado pelo aumento de produção com números expressivos para o mercado interno e externo, a piscicultura vem crescendo de maneira vertiginosa no Brasil, especialmente em Minas Gerais. Será uma grande novidade no nosso evento agregar uma proteína de tamanha relevância no mercado consumidor”, esclarece o presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa.

Com a novidade, o Avicultor 2023 apresentará não apenas os últimos destaques da avicultura de corte, postura e reprodução, mas também tudo sobre a cadeia da aquicultura mineira, que envolve criadores de tilápia, truta e peixes ornamentais; frigoríficos; fornecedores de serviços e produtos, entre outros.

Peixe MG

Em 2022, a associação iniciou um processo de revitalização com a adoção de um novo Planejamento Estratégico, que incluiu, entre outros pontos, a definição de ações em suas cinco regionais: Furnas; Três Marias; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; Zona da Mata e Mantiqueira.

“A participação no Avicultor 2023 faz parte das ações previstas pela Peixe MG, para este ano, que incluem a presença em feiras e eventos para divulgar os nossos associados, seus produtos e serviços ainda mais, bem como todos os fornecedores e suas muitas novidades, como novos produtos, serviços e tecnologias”, comemora o vice-presidente da Peixe MG, Leonardo Romano.

Segundo ele, o setor de aquicultura tem muito espaço para crescer e contribuir com o desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas, com a geração de renda e trabalho. No segmento de produção de peixes de cultivo, a Peixe MG pretende também contribuir para o fortalecimento da criação de tilápias, trutas e peixes ornamentais e toda a sua cadeia.

Mercado em crescimento

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a qual a Peixe MG é associada, a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil atingiu pouco mais de 841 mil toneladas, com receita de cerca de R$ 8 bilhões em 2021. A piscicultura gera aproximadamente três milhões de empregos diretos e indiretos e o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 63,5% da produção nacional.

Em Minas, também no ano passado, a produção de tilápia cresceu 11,6% – maior porcentagem que a média nacional (9,8%). O volume produzido no Estado chegou a 49,1 mil toneladas, superando em 10,8% o volume de 2020, que era de 44,3 mil toneladas. Com o resultado, Minas passou do sétimo maior produtor para o quinto colocado, ficando atrás de Paraná, São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.

De acordo com a Peixe MG, o município de Morada Nova de Minas, localizado às margens da represa de Três Marias, produziu 15 mil toneladas de tilápias em 2021, ocupando o segundo lugar na produção dessa espécie entre todos os municípios do Brasil. A cidade mineira perde apenas para Nova Aurora, no oeste do Paraná.

Já a produção de peixes nativos ficou em 1,5 mil toneladas e de outros – carpas, trutas, ornamentais e panga – a produção foi de 600 toneladas, em 2021. (Avimig)

Em 2021, produção de carne de frango chegou a 1,2 milhão/ton

Com os dados de 2022 ainda em fechamento, o Brasil encerrou o ano de 2021 com a produção de 14,329 milhões de toneladas de carne de frango, tendo exportado 4,610 milhões de toneladas da proteína.

Minas Gerais participa dos números nacionais com a produção estimada de 1,209 milhão de toneladas de carne de frango, ou seja, 8,43% da produção nacional. Em relação às exportações, a participação do Estado é de 3,26%, com 150.286 toneladas. Os dados são da Avimig.

Com relação à produção de ovos, o País registrou 152,703 milhões de caixas de 30 dúzias, tendo exportado 11.346 toneladas. A produção no Estado fechou 2021 em aproximadamente 13.532 milhões de caixas de 30 ovos – 8,86% do total produzido no Brasil – e exportou 2.213 toneladas. Esse montante representa 19,51% do total embarcado pelo Brasil para o exterior.

Fonte: diariodocomercio.com.br



Postado em 26-01-2023 à47 18:53:47

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.