Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca leva demandas do setor ao ministro da Pesca

Representantes de entidades integrantes do Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca (FNAP), grupo do qual a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) faz parte, estiveram reunidos na terça-feira (3) com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Brasília. O encontro foi realizado logo após a cerimônia de posse do ministro. A ABRAPES tem acompanhado de perto todas as mudanças em Brasília, com o ministro da Pesca.

Na reunião, foram apresentadas as demandas do setor como consolidação da abertura do Mercado Comum Europeu, isonomia dos tributos entre as proteínas de origem animal, criação de linhas de crédito aos armadores da pesca, execução do Programa Nacional de Subvenção do Óleo Diesel, elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca (PNDP) e execução do Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura (PNDA), modernização do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações por Satélite (PREPS), além de garantias de segurança jurídica para o setor.

“Levamos as demandas e o ministro nos pareceu extremamente motivado a realizar um bom trabalho. Coloquei o corpo técnico do nosso sindicato à disposição para que possamos colaborar dentro do que for possível para que a pesca brasileira avance”, afirma o presidente do SINDIPI.

“Também discutimos sobre a gestão compartilhada, que veio de uma demanda do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Pesca através de uma medida provisória que pode e deverá ser discutida no Congresso para que não se torne lei. O SINDIPI não medirá esforços para contribuir dentro do que for possível e também cobrar medidas para que a pesca seja priorizada no Brasil”, explicou.

Composto por 12 entidades do setor, o FNAP já havia defendido, em documento enviado à equipe de transição, o fortalecimento de ações para que o setor de Aquicultura e Pesca possa ser mais competitivo.

Além da ABRAPES, também integram o Fórum a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), a Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão (Camarão BR), a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Associação dos Piscicultores em águas Paulista da União (Peixe SP), a Associação Nacional dos Armadores e Proprietários de Embarcações Pesqueiras (Pesca BR), o Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca RN), o Sindicado dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e região (SINDIPI), o Sindicato das Indústrias de Pesca, da Aquicultura e das Empresas Armadoras e Produtoras, Proprietárias de Embarcações de Pesca do Estado do Pará (Sinpesca) e o Sindicato das Indústrias de Pesca de São Paulo (SIPESP).

Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES e avozdonavegante.com.br



Postado em 05-01-2023 à27 21:24:27

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.