Ministério da Pesca buscará recursos de fundos internacionais para apoiar o setor

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, disse nesta terça-feira (3), em cerimônia que marcou sua posse, que a Pasta estará conectada com as pautas mais importantes do governo Lula, como o combate à fome, o respeito à natureza e a melhoria de vida das populações tradicionais com o desenvolvimento econômico integrado à sustentabilidade.

Ele reforçou que é necessário melhorar a imagem do país para promover uma maior abertura comercial para o segmento, principalmente na Europa, e para captar recursos para financiar investimentos na atividade produtiva de pescados no Brasil.

Segundo André de Paula, o ministério vai atender todo o segmento — as comunidades ribeirinhas, os pescadores artesanais e a pesca e aquicultura industrial.

“Na agenda internacional, vamos ficar atentos à captação de recursos junto a diversos fundos de investimentos”, pontuou. “[A busca por recursos estrangeiros se dá] pela necessidade de recomposição orçamentária e para dar um sinal do compromisso brasileiro com a agenda ambiental do mundo”, afirmou.

De Paula ainda mencionou a possibilidade de que acordos e protocolos para a pesca brasileira sejam assinados com parceiros comerciais para desenvolver o potencial produtivo e abrir caminhos para a exportação.

Entre os pontos urgentes a serem resolvidos, ele também citou as emissões de autorizações para embarcações pesqueiras e de carteiras para a atuação dos pescadores pelo país. Ele disse que o setor industrial terá papel-chave, com avanços no processamento de pescados e implementação de inovações.

Assim que foi anunciado para o cargo, André de Paula mantém reuniões com o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin, que coordenou o grupo técnico da transição e apresentou um panorama do setor a ele. O novo ministro garantiu, por exemplo, que “a pesquisa e as estatísticas pesqueiras serão alvo dos cuidados” da Pasta para articular políticas de curto, médio e longo prazos. A falta de estatísticas do setor é uma reclamação constante de representantes.

Fonte: valor.globo.com



Postado em 05-01-2023 à12 21:18:12

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.