Inteligência artificial ajuda na reprodução de peixes

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram um software de inteligência artificial (IA) que é capaz de fazer medições em tempo real de peixes da espécie Piaractus mesopotamicus, conhecido como pacu. Com a tecnologia os criadores de peixes poderão selecionar características ideais para ganho de peso do filé.

A monitoração do crescimento dos pacus era feita por uma fita métrica e balança. “Ao medir o peixe manualmente, você obtém menos dados, porque estressa o animal, além de poder transmitir doenças que levam a surtos”, explica um dos autores do estudo e professor de Aquicultura da Unesp de Jaboticabal, Diogo Hashimoto.

Apesar de já existirem tecnologias de seleção de características fenotípicas de outras espécies como a tilápia e o salmão, a IA desenvolvida pela Unesp se destaca, já que a tecnologia consegue reconhecer e medir diferentes partes do pacu mesmo na lateral do tanque, com poluição visual do fundo e condições de luz variáveis.

Fonte: agrolink.com.br


Postado em 22-12-2022 à11 19:00:11

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.