ABRAPES começa articulação com novo governo para mostrar importância do setor

O setor de Aquicultura e Pesca é a grande promessa para incorporar ainda mais o PIB Agropecuário, que representou, em 2021, 27,4% do Produto Interno Bruto brasileiro. Com a mudança de governo, em janeiro, a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) e demais entidades que representam os principais segmentos envolvidos na atividade, têm se manifestado de forma uníssona sobre a importância do setor para o Brasil.

Uma carta elaborada pelo Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca (FNAP), com posicionamento resumido sobre aspectos relevantes e inerentes à Pasta e autoridades competentes pela atividade pesqueira e aquícola no Brasil, será entregue para a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

O documento dá ênfase também para o potencial e a contribuição inegável do setor para o país. São pelo menos cinco milhões de famílias envolvidas na produção; 16 mil trabalhadores diretos e indiretos e R$ 25 bilhões de PIB gerado pela aquicultura e pesca; 1,7 milhão de toneladas produzidas por ano e U$$ 400 milhões em exportações, com um crescimento anual de 10%.

Na mesma carta, as entidades manifestaram ainda o desejo de ter o ex-ministro da Pesca e atual coordenador do Grupo de Transição de governo para Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, como gestor da Pasta responsável pela atividade pesqueira e aquícola no Brasil pelo seu conhecimento sobre o setor e capacidade de diálogo.

No início desde mês, a diretora executiva da ABRAPES, Thamires Quinhões, esteve reunida com Altemir Gregolin para atualizar informações sobre o processo de transição da área do setor pesqueiro e campanhas como a Semana do Pescado 2023. Thamires faz parte da coordenação nacional da campanha, iniciativa que envolve todas as regiões do Brasil. No encontro, a diretora executiva reforçou ainda a importância do setor de Pescado seguir buscando novos mercados no exterior sem que isso interfira na importação. O consultor de comunicação da ABRAPES, Marcelo Lara, acompanhou a agenda em Brasília.

Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES



Postado em 15-12-2022 à21 16:39:21

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.