Aquicultura com potencial de exportação no Ceará

Iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Apex-Brasil quer integrar 150 empresas do agronegócio nordestino ao mercado internacional nos próximos dois anos e meio. O projeto Agro.BR terá escritório no Ceará e atenderá a demanda do Estado, além de Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão.

Aquicultura, incluindo carcinicultura e pescados, frutas, lácteos, cachaças e mel são segmentos apontados como os de maior potencial pela CNA e que podem ser desenvolvidos no projeto. O que não restringe a atuação do Agro.BR já que até experiência com o embu de produtores da Bahia foram bem-sucedidas em incursões na Alemanha.

Para participar, não importa o nível de maturidade, basta haver interesse em expandir os negócios ao mercado internacional. O Agro.BR visa auxiliar empreendedores rurais com potencial para exportação, com iniciativas direcionadas a fortalecer todas as etapas do caminho da venda ao Exterior.

No período do projeto, as empresas vão passar por capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, além de suporte em escritórios no Exterior.

A parceria de Apex-Brasil e CNA ainda inclui subsídio dos custos relacionados às certificações internacionais necessárias para operação de exportação das empresas, além de confecção de portfólio de produtos e serviços com foco no mercado internacional.

O Agro.Br é um programa realizado desde 2020. Até então, o Nordeste era atendido somente a partir de escritório em Salvador-BA. Além de Fortaleza, outro escritório está sendo aberto em Belém-PA. Ao todo, são sete escritórios no País.

Os materiais de divulgação das empresas serão distribuídos pelas redes de conexões da CNA - inclusive escritórios internacionais - e da Apex-Brasil, e os portfólios confeccionados em inglês, espanhol, mandarim, árabe e português.

A plataforma do Agro.BR ainda possui uma vitrine virtual, onde os compradores internacionais têm acesso aos produtos e contato direto com produtores.

O presidente da Faec, Amílcar Silveira, espera que a partir da sede do escritório da Agro.BR no Ceará, os produtores locais se animem com a possibilidade de exportar e a pauta de exportação do agronegócio local obtenha crescimento de 20% nos próximos anos.

"Existem 28 adidos comerciais, a CNA possui três escritórios (em Cingapura, China e Dubai) e a ideia é levar a demanda de exportação do agronegócio brasileiro. Acho que temos um paradigma a ser quebrado, de que só grandes empresas são exportadoras. Vejo que as pequenas e médias podem cooperar e exportar", afirma.

Fonte: mais.opovo.com.br



Postado em 08-12-2022 à55 18:13:55

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.